Motivação para falar com Deus

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011


Olá filhas de Eva! Como estão todas vocês?
Bom, antes de tudo, quero agradecer pelo imenso carinho que tenho recebido de todas as ilustres visitantes que por aqui passaram desde o lançamento do Blog. São tantos recadinhos, comentários, indicações e retwittes que eu confesso: fiquei surpresa e muuuuito feliz! Isto é gratificante pra mim. Espero continuar contando com o apoio de todas vocês.
Bom, vamos ao que interessa neh...
Hoje, eu venho trazer uma reflexão sobre a oração. Não sei como anda a sua motivação para orar (isso é assunto seu com o Pai), mas aqui vai um estímulo baseado em fundamentos bíblicos para você começar/continuar a ter esse relacionamento direto com Deus.
Para se ter uma vida na qual a oração faça parte, você precisa estabelecer um fundamento sólido. Qualquer construtor sabe que a estrutura não pode ser mais forte do que a fundação. Sem um fundamento forte de oração, seu relacionamento com Cristo será fraco e inconsistente.
Nesse texto, vamos ver três fundamentos essenciais para a oração e cruciais para um inteiro caminhar com Cristo.

1º Fundamento:
Você precisa ver o tempo de oração diária como um relacionamento com Deus e não como um dever ou uma disciplina legalista.
Uma vida de oração não é só disciplina ou ritual, é compromisso de gastar um tempo significativo num relacionamento pessoal com o Deus vivo.
Deixe-me ilustrar: quando você namora, ou estava namorando, sempre dava um jeitinho de ficar mais tempo com aquela pessoa, por mais corrida que a vida estivesse. Isso acontece porque quando você realmente ama alguém, você quer ficar o máximo de tempo possível com a tal pessoa. Estar perto dela é uma alegria, não uma obrigação. De várias maneiras, o amor de Deus é soletrado como T-E-M-P-O. Se você realmente ama a Deus, o tempo com ele é a sua maior alegria.

2º Fundamento:
Você deve fazer um compromisso absoluto (inegociável) de gastar um tempo consciente e significativo a sós com Deus em oração ininterrupta.
Talvez o maior obstáculo para uma vida saudável moderna seja esse corre-corre. Ao observarmos a prática de Jesus no Novo Testamento, fica claro que Ele gastava tempo a sós em oração regularmente. Mas hoje em dia as pessoas criaram um “deus” de conveniência e facilidade. Nós queremos dar a Deus um breve minuto ou dois ou tentar encaixá-Lo nas nossas rotinas cheias de compromissos. O Deus do Universo merece (e requer) muito mais do que isso para derramar a plenitude do Seu poder em nossas vidas.

3º Fundamento:
Uma vida de oração requer um “treinamento equilibrado” nos cinco tipos de oração.
Biblicamente falando, existe um equilíbrio que deve ser respeitado em nossa oração, para que não haja exagero nas petições ou negligência para com os motivos de gratidão, por exemplo. E é vital entendermos porque Deus nos dá diferentes tipos de oração: cada uma delas tem um papel especial na tarefa de desenvolver e manter o nosso relacionamento com Cristo. Em geral, a oração pode se desenvolver da seguinte maneira:

1.    Louvor, ações de graças e adoração
2.    Confissão e arrependimento
3.    Petições e súplicas
4.    Intercessão
5.    Meditação (oração de “escuta” e reflexão)

Bom, caso você não seja cristã ou não esteja acostumada com o hábito d e orar e achou isso tudo muito complicado, eu tenho um guia mais simples, que aprendi quando adolescente e funciona muito bem comigo até hoje – confesso rs. Esse guia de oração ajuda muito no começo da linda lição de orar, o nome é ACAS, e funciona assim:

Adorar a Deus
Confessar meu pecados e me arrepender deles
Agradecer por tudo que o Senhor tem feito em minha vida
Só então suplicar, pedir algo a Deus.

É simples neh gente! Pois bem, não há segredo ou jeito certo de falar com o Senhor, isso é só uma dica. O importante mesmo é colocar diante dEle o seu coração, dizer o que pensa, o que sente e o que precisa. Como se Ele fosse (e Ele realmente é) o seu melhor amigo!
Da perspectiva de Deus, a oração é a expressão daquilo que Ele mais deseja – um relacionamento pessoal de amor, submissão e confiança.
Como você acha que Deus se sente quando você separa muito pouco ou nenhum tempo para estar a sós com Ele? Que mensagem você passa para Deus quando diz: “É tão difícil para mim fazer tempo para orar e ler a Bíblia!” Quando você faz tais afirmações, está dizendo em alto e bom som: “Deus, eu não te amo e não quero gastar tempo com o Senhor!”
A oração deve ser sua prioridade principal para a qual você cuidadosamente separa tempo e o guarda. Você deve se planejar para esse tempo e tomar os devidos cuidados para protegê-lo.
“Esta é a vida eterna: que te conheça, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” Jo 17.3

Kênia Siqueira
(Texto adaptado de Gregory Frizzell)

0 comentários: